A dor constante de desistir de sonhos.
A forma cruel que somos obrigados a desistir de uma de quem somos.
Recentemente uma trend nova no TikTok viralizou, ela trata sobre a saudade de estar em casa ou em algum lugar que te marcou profundamente. A música de fundo retrata exatamente o sentimento angustiante de necessitar urgentemente de voltar para casa.
Conto os dias para mim
Com a mala arrumada
Já quase não cabia
A saudade acumulada
do azul, vejo o jardim
Mesmo por trás da asa
Mãe olha à janela
Que eu 'tou a chegar a casaDeslocado, Napa.
Como qualquer outra expressão de arte, inserimos e interpretamos de acordo com a nossa realidade. Projetamos nossos sentimentos na arte que consumismo e ao ver a trend o desejo inebriante de seguir meu sonho e abdicar de tudo (que na verdade é quase nada) me deixaram aflita.
Particularmente, creio fielmente que não há nada mais desolador do que não ter a chance de seguir seu sonho mais profundo, quase como se abdicássemos um pouco do que somos, buscando o contentamento de que talvez as coisas funcionem assim, que seja o sistema e sua maneira limitante de nos proibir e delimitar nosso futuro da forma mais cruel.
Por mais que possa parecer
Eu nunca vou pertencer àquela cidade
O mar de gente, o Sol diferente
O monte de betão não me provoca nada
Não me convoca casaDeslocado, Napa.
Torna-se angustiante perceber o quanto de sonhos temos para tão pouca vida - as vezes, tempo quase nenhum. Na minha perspectiva, constantemente vivemos abdicando de sonhos e de partes nossas para mantermo-nos com os pés nos chãos, ao mesmo tempo em que crescemos vivendo a necessidade da ambição de sonhos grandes, de voar alto e buscar exercer cada pequeno sonho - por mais ingênuos que sejam.
De que serve o incentivo quando serão cortados por uma sociedade preconceituosa, injusta e negligente, que busca constantemente desprezar sonhos banais de adultos que ainda vivem com suas crianças interiores tão presentes?
Cortar as asas de um pássaro e joga-lo em meio a floresta é o mesmo que cortar as expectativas de um sonhador. O que mantém alguém tão disposto a viver, senão pequenos sonhos que se formam ao longo de sua vida? Banais ou não, sonhos se formam e se mantém do mesmo desejo: o anseio de ser e possuir.
Porque eu vim de longe
Eu vim do meio do mar
Do coração do oceano
Eu tenho a minha vida inteira
O meu caminho eu faço a pensar em regressar
À minha casa, é ilha, paz, Madeira
Se eu te explicar, palavra a palavra
Nunca vais entender a dor que me cala
A solidão que assombra a hora da partida
Carrego o sossego de poder voltar
Mãe olha à janela que eu 'tou a chegarDeslocado, Napa.
Diferentemente, meu desejo e sonho mais pessoais se atrelam ao meu profissional, ao curso que desejo ingressar. Não tenho acesso por algumas questões regionais. Não naturalizo a dor de não poder exercer o que mais quero, na verdade, é quase como uma angústia constante de não poder ser o que quero ser. Não justifiquem o sonho de vocês não serem concretizados por um sistema falho, não aceitem mas não se deixem amargurar por isso. Estamos constantemente sendo manipulados a passividade em relações de dominação, sendo silenciados.
"Uma sonhadora", zomba a mãe.
"Uma sonhadora", lamenta o pai.
"Uma sonhadora", alerta Estele.
Mesmo assim, não parece uma palavra tão ruim.
A vida invisível de Addie LaRue, V
e Schweb.
Obrigada por ler mais uma edição de Manifesto em Transe!
seu apoio e leitura são extremamente importantes para mim.
Confira também outras postagens:
Sinto que ninguém vai me amar como a minha mãe.
Repasso constantemente alguns momentos da minha vida, nostálgica e saudosamente cada mínima memória. Nenhuma vida é feita somente de bons momentos, nenhuma infância é feita apenas de coisas lindas que a ingenuidade e a criatividade podem proporcionar. Mas eu sempre tive a minha mãe. Idem a erros, a conflitos, a problemas, ao sentimento dela como mulher.…
nossa juro, é tão difícil fazer oq se deseja quando a sociedade em que vivemos tem um sistema que arrebenta completamente tudo isso 😭
Para sonhar, basta estar vivo. Para morrer, basta deixar de sonhar. Querendo ou não os sonhos nos motivam a buscar por algo (mesmo que eternamente). O sonho é a magia de não desistir de motivações. Reflexão linda q vc trouxe ❤️