Como o Governo Trump quer recriar “Jogos Vorazes” na vida real.
Governo Trump avalia apoiar reality que dará green card como prêmio, expondo imigrantes a desumanização.
ㅤㅤᅠ ᅠ
ㅤ
Em “The Hunger Games” ou “Jogos Vorazes”, escrito por Suzanne Collins, lançado em 2008, o livro mistura ação, crítica social e elementos distópicos, sendo narrado em primeira pessoa por Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos que vive em Panem, um país futurista dividido em 12 distritos oprimidos e controlados pela Capital.
Em Panem, o país é dividido entre a Capital, sendo o centro do poder político, econômico e cultural — uma nação construída sobre os escombros do que um dia foi a América do Norte. Ela representa o coração opressor do regime totalitário que governa os 12 (anteriormente 13) distritos do país, sendo baseada na futilidade do excesso material e a distração cruel, sendo desumanos ao consumir os “Jogos Vorazes” como um programa de entretenimento e não como uma carnificina velada, a fim de dominar a população alienada.
Os 12 distritos são divididos entre:
Distrito 1 – Luxo;
Distrito 2 – Pedra e armamentos;
Distrito 3 – Tecnologia;
Distrito 4 – Pesca;
Distrito 5 – Eletricidade;
Distrito 6 – Transporte;
Distrito 7 – Madeira;
Distrito 8 – Têxtil;
Distrito 9 – Grãos;
Distrito 10 – Pecuária;
Distrito 11 – Agricultura;
Distrito 12 – Mineração de carvão.
ㅤ
Quão mais próximo o Distrito for da Capital, maior o nível de romantização dos “Jogos Vorazes”. Esses distritos retratam a participação nos jogos com um fator de honra e orgulho, criando as crianças como máquinas a fim de erguê-las como carniceiros e serventes de Snow. Com isso, surge o termo dos “carreiristas” - aquelas crianças criadas em um núcleo que enxergava o jogos vorazes como algo honroso e que, muitas vezes, acabam por se voluntariar por VONTADE PRÓPRIA. Logo, quão mais longe for o distrito, maior o temor aos jogos, pois os tributos não tem preparo físico, passam fome e vivem na miséria, não tendo acesso a oportunidades de treinamento - já que não tem, também, os mínimos direitos básicos garantidos.
ㅤ
(Como o Cato e a Clove do Distrito 2, que mostram a crueldade dos carreiristas mas, assim como o Finnick rememora a Katniss, o verdadeiro inimigo - e consequentemente, o culpado - não são as crianças, eles são o espelho da crueldade de um sistema que massifica sua população e busca manipula-los, mesmo que para isso necessite ser cruel).
ㅤ
Os jogos formam um conjunto imerso no mais puro horror, demonstra a desigualdade cruel da humanidade, a desumanização de vidas, de humanos perante ao entretenimento fútil da massa da Capital. Eles ocorrem dentro de uma cúpula que é composta por tecnologia extremamente avançada somada ao espetáculo midiático e a brutalidade planejada. Ela serve também como uma punição nacional, buscando mostrar as conhecidas mortes exemplares, onde querem mostrar o que o Estado faz com os que se rebelarem.
Portanto, o objetivo dos Jogos é mostrar seu poder sob os Distritos, assombra-lós sobre sua falta de saída, reforçarem que eles não tem esperança, que aquele sistema - o sistema cruel de Snow - nunca terminará, que não falha e que sempre serão vítimas da miséria, da fome e da desigualdade. Que se alimentarão do luto e da revolta, do silêncio de não poder lutar porque não tem condições.
ㅤ
ㅤ
Mockingjay: O tordo é uma ave híbrida que surgiu por acidente, após os tordos imitarem o canto dos jabberjays, espiões criados pela Capital. Quando os jabberjays foram abandonados, os tordos persistiram — tornando-se um símbolo de sobrevivência não planejada pela opressão.
ou,
Simboliza a rebelião, a esperança e a resistência contra a opressão da Capital. Ele nasce não apenas de sua imagem pública, mas de suas ações que desafiam diretamente o sistema dos Jogos Vorazes e a tirania de Panem.
ㅤ
But I'm in the trees, I'm in the breeze
My footsteps on the ground
You'll see my face in every place
But you can't catch me now
Through wading grass, the months will pass
You'll feel it all aroundCan’t Catch Me Now, Olivia Rodrigo.
O "American Way of Life", em português "estilo de vida americano", é um termo que descreve um modelo de comportamento e estilo de vida característico dos Estados Unidos, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Ele se caracteriza pela valorização da liberdade individual, da busca pela felicidade, do trabalho árduo e do consumismo, além de ser um reflexo do nacionalismo americano.
Traduzindo para você, o “American Way of Life” é o significado de Capitalismo. A valorização da liberdade individual é uma forma nivelada para referenciar o neoliberalismo - até porque, os Estados Unidos não tem uma boa relação com a diferença de sua população, seja por sexualidade, religião, gênero ou etnia. O consumismo caminha de mãos dadas com o que seria a “felicidade” americana, sendo baseada no consumo desenfreado e na alienação do consumidor. E, por fim, o trabalho árduo, que remete a longas jornadas de trabalho, prestadas não por aqueles que vivem desse nacionalismo tóxico mas sim da exploração da mão de obra de imigrantes. Irônico, não é?
É esse modelo que mostra a realidade dos Estados Unidos, a pobreza e a miséria, tal qual ocorria no Distrito 12. A pobreza é a quarta maior causa de morte.
ㅤ
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤAs probabilidades nunca estão a nosso favor.
Fazendo uma critica não somente a um sistema meritocrata, mas também um paralelo a típica frase do filme, que inicia a colheita a cada "Jogos Vorazes"; "que a sorte esteja sempre ao seu favor."
ㅤ
Governo Trump avalia apoiar reality que dará green card como prêmio
O governo dos EUA está considerando apoiar um reality show no qual imigrantes enfrentariam desafios para obter a cidadania americana, segundo informações do New York Times e do Daily Mail.
ㅤ
O reality The American (O Americano) teria como base tradições e costumes dos Estados Unidos, conforme afirmou nesta sexta-feira Tricia McLaughlin, porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA. "A proposta é uma celebração do que significa ser americano e do privilégio que é poder se tornar cidadão dos Estados Unidos da América", disse a porta-voz, segundo o New York Times. "É importante resgatar o senso de dever cívico."
Segundo o Daily Mail, a intenção é que um americano famoso, nascido em outro país e também naturalizado, seja o apresentador do programa. Alguns nomes são citados como possíveis opções, como a colombiana Sofia Vergara, a ucraniana Mila Kunis e o canadense Ryan Reynolds. Eles receberiam cada competidor com um presente de boas-vindas: uma luva de beisebol personalizada.
Os imigrantes seriam divididos em times, que competiriam em episódios de uma hora. Os desafios ocorreriam durante viagens por diversos estados, nas quais os participantes conheceriam as populações locais e aprenderiam sobre a história, a cultura e as peculiaridades de cada região. Também seriam realizadas competições de perguntas e respostas com temas cívicos.
Segundo a apresentação do projeto, cada episódio teria ao menos quatro partes.
1) Desafio de herança cultural;
2) Desafio de eliminação;
3) Participar de uma reunião comunitária;
4) Votação final.
O prêmio do programa seria a concessão da cidadania americana ao vencedor, em uma cerimônia nas escadarias do Capitólio dos EUA. Worsoff afirmou que a proposta não tem como objetivo penalizar ninguém em seu processo de imigração ou deportar participantes com desempenhos negativos, segundo o New York Times.
A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, estaria apoiando a ideia, e o departamento estaria trabalhando para viabilizar o reality show em alguma plataforma de streaming, ainda segundo o Daily Mail.
ㅤㅤ
Isso seria uma tentativa do Governo de Donald Trump de fazer um apagamento cultural?
É o governo dele que trata Imigrantes como prisioneiros, esses que muitas vezes tiveram que se refugiar em outros países por tomadas de decisões Norte americanas, que afetaram a economia local e global.
Eles exploram a mão de obra de imigrantes (Os Estados Unidos têm uma longa história de dependência da mão de obra imigrante. Em 2023, quase 30 milhões de trabalhadores no país nasceram fora dos EUA. Isso representa 18,6% da força de trabalho total — praticamente um em cada cinco trabalhadores) tratam-os com desprezo, desvalorizam-os e agora, buscam monopolizar sua busca por uma oportunidade de vida melhor e, especialmente, buscam apagar suas raízes culturais, em uma tentativa de “americanização”. Isso é nacionalismo ou etnocentrismo? É do ultra nacionalismo nivelado que surgem governos fascistas.
ㅤㅤ
ㅤㅤㅤㅤ
Que sejamos uma geração crítica que busca a mudança e com compromisso em buscar a equidade social entre todos.
Obrigada por ler!!
Que análise maravilhosa!
EUA fazendo speedrun de decadência moral, cultural e econômica